Visualizações desde 2005

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Trechos do livro “Reflexões de um bispo sobre as instituições eclesiásticas atuais"

Dom Clemente Isnard
(bispo emérito de Nova Friburgo, falecido em 24.08.2011, em Recife, aos 94 anos de idade)

PARTICIPAÇÃO POPULAR
Dom
Clemente Isnard: "Sabemos que certas nomeações episcopais são mal acolhidas pelo povo, e com razão. Quando se fala que o leigo de hoje chegou à maturidade, (#) reconhece que é um dever urgente voltar aos costumes do primeiro milênio no que toca à eleição dos bispos (...) Como seria bom e bonito que, no dia marcado, o bispo metropolitano, (#) se reunisse com representantes do clero e do povo e escolhessem todo o futuro bispo."

REFORMA DA IGREJA
Dom
Clemente Isnard: "O papa polonês teve um longo pontificado e, com a colaboração de elementos conservadores que pululavam na Cúria Romana e que já tinham levantado a cabeça no fim do governo de Paulo VI, deu-se uma parada ou uma desaceleração no movimento de reforma da Igreja com alguns sinais de retrocesso. Evidentemente, com o atual sistema de nomeação, de bispos, isso teria conseqüências nas promoções do Brasil."

NOMEAÇÕES EPISCOPAIS
Dom
Clemente Isnard: "Como fazer nomeações episcopais? O principal é que nelas estejam em atividade três elementos: o povo, o clero e a autoridade eclesiástica, o metropolita ou o papa. Não se trata de colocar a turba dentro da catedral como se fazia no primeiro milênio (#) Trata-se de fazer participar homens e mulheres engajados na Igreja, idosos e jovens, em número significativo conforme a diocese".

CELIBATO SACERDOTAL
Dom
Clemente Isnard: "Fala-se tanto na falta de sacerdotes, nas paróquias sem padres, nos padres que se secularizaram deixando o ministério. E não se pensa nos padres de valor e que se casaram e que poderiam ter continuado no ministério se a Igreja lhes tivesse concedido matrimônio. Em igrejas orientais católicas os padres podem se casar. Por que não na Igreja Latina?".

SACERDÓCIO FEMININO
Dom
Clemente Isnard: "O que dizer das palavras de São Paulo na Epístola aos Gálatas: "quem foi em Cristo, revestiu-se de Cristo. Não é um judeu nem grego; não é servo nem livre; não é macho nem fêmea. Todos vós sois um em Cristo" (3,27s). São Paulo nessa época prega a igualdade. (#)

BISPOS EMÉRITOS
Dom
Clemente Isnard: "O problema para os bispos eméritos é deixar a diocese e ficar vagando sem ter o que fazer. Depois de uma vida de intensa atividade, o bispo emérito não tem um trabalho empenhativo. Não foi o meu caso, pois logo comecei a trabalhar em Duque de Caxias. O povo, em geral, gosta do bispo e o bispo gosta de sentir o amor do povo".


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário